quarta-feira, 7 de maio de 2014

‘SEMANA DO BEBÊ’ NO VALE DO SÃO FRANCISCO INCENTIVA A AMAMENTAÇÃO

Em entrevista ao Programa ‘Bastidores da Notícia’, a psicóloga Carla Lorena Pesqueira, discorreu sobre a programação e as ações de incentivo à amamentação, que devem ser realizadas ao longo da semana. Que terá como abertura o acompanhamento do primeiro parto do dia 11 de maio, na maternidade de Juazeiro e entrega da chave da cidade para o bebê através do prefeito da cidade durante o café da manhã que será oferecido às mães no dia seguinte (12).

Além das atividades nos hospitais a programação deve se estender às escolas e demais órgãos institucionais que receberão as mães para a realização de palestras e oficinas como a de ‘manejando com amamentação’, exibição de vídeos sobre o tema e distribuição de brindes como fraldas descartáveis e CDs com cantigas de ninar.

A psicóloga ressalta sobre a importância da capacitação dos técnicos em enfermagem e agentes de saúde para o acompanhamento das mães para orientá-las sobre os benefícios e a importância da amamentação dos bebês em longo prazo.

De acordo com a técnica em enfermagem, Tácia Pacheco os profissionais da área de saúde que estão mais ligados à comunidade tem interagido com a comunidade durante o processo de articulação do evento que começou há seis meses, para instruir as mães sobre a importância da amamentação, “é um elo que se cria entre a mãe e o bebê acontece através desse ato” destaca. “A mãe tem que ter uma boa alimentação para oferecer um leite de qualidade para o seu bebê” ressalta a agente de saúde, Edinalva Silva.

O evento será encerrado no dia 16 de maio, na parca Barão do Rio Branco,a partir das 7h onde todas as atividades realizadas serão compiladas, o momento deve reunir mães da região que sairão do local em direção a Praça da Misericórdia, onde será realizada uma Feira em prol dos direitos das crianças e adolescentes e o ‘Mamaço’ (uma espécie de amamentação coletiva), na ocasião as mães receberão a benção de entidades religiosas convidadas.

“Essa história de que amamentar deforma o seio da mulher é mito, quando a mulher engravida seu corpo muda, esse momento é uma troca de vínculos da mãe e o bebê, se uma mulher tem essa visão de que amamentar é ruim para o seu corpo ela tem que rever seus conceitos, por que esse ato traz vários benefícios para a mãe e para a criança”. Alerta a psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário